I Mostra Artes da Cena e Culturas Indígenas
Com alegria, professoras e professores dos cursos de Licenciatura em Dança, Licenciatura em Teatro e do Núcleo Takinahaky da UFG convidam para a I Mostra de Artes da Cena e Culturas Indígenas. Criada pelo Grupo Imagens Políticas (CEART-UDESC), a mostra entrou em circulação por universidades de diferentes estados do Brasil (UFAC, UnB, UFPel, UNESPAR, UFG, entre outros). A programação foi amorosamente ativada para artistas-professores e qualquer interessado nas tensões e/ou imbricações do que convencionou-se chamar de “culturas indígenas” e “artes da cena” num sentido anti-colonial/capitalista.
São 4 programas formados pelas palavras-ações que fortalecem de: Kerexú Yxapyry, Casé Angatú Xukurú Tupinambá, Naine Terena e Juma Pariri e também pelos curta metragens e registros de ações cênicas elaborados por artistas indígenas, são eles: Fôlego Vivo, Nós Somos a Crise, A Palavra que Age e Nakua pewerewerekae jawabelia / Hasta el fin del mundo / Até o fim do mundo. Que podem ser acessados de forma assíncrona: https://www.
No dia 8 de outubro de 2021 às 19h, integrando a programação do 18°Conpeex - UFG, teremos uma roda de conversa com professoras, professores envolvidos e Juma Pariri, organizadora da Mostra. Acessível pelos canais de Youtube dos referidos cursos de Licenciatura em Dança, Licenciatura em Teatro e do Núcleo Takinahaky, UFG. Realização: cursos de Licenciatura em Dança, Licenciatura em Teatro e Núcleo Takinahaky, UFG. Projeto de pesquisa Pedagogiros: transfigurando corpos, sentidos e territórios em dança, FEFD/UFG.